Ile-de-la-Cité ( Ilha da Cidade ) é onde Paris começou, mais ou menos em 250 AC quando os Parisiis, uma tribo de célticos, escolheram este lugar pela sua localização, tornando-se o centro do poder político e religioso já na Idade Média: a autoridade real se instala em volta do Palácio dos Capetingios, não muito longe, o poder religioso em volta da Catedral de Notre-Dame. Quando Victor Hugo escreveu Notre-Dame de Paris em 1831, a Ilha ainda era um bairro medieval com ruas estreitas e casas altas
O Barão de Haussman, então prefeito da cidade e responsável por grandes mudanças urbanísticas na cidade, supervisionou a expulsão de 25000 pessoas da ilha, destruiu 20 igrejas,deixando prédios oficiais, o Palácio de Justiça, a Conciergerie, o hospital Hotel-de-Dieu e a Catedral.
LA CONCIERGERIE |
MARCHÉ AUX FLEURS |
A Notre-Dame domina a metade leste da ilha. Em frente a igreja, um peça de bronze no pavimento indica que você está no “ Point Zero des routes de France “, quer dizer, o kilômetro zero das estradas que saem da capital, e que serve de referência para o cálculo de distâncias com as outras cidades da França. Vale uma foto !
Tem muita coisa a ser vista nesta ilha: aqui você pode ver a igreja de estilo Gótico flamejante mais bonita do mundo, a Sainte-Chapelle; visitar o Memorial dos Martyrs da Deportação, tomar um vinho no mais velho bistrot de Paris, conhecer ruas antigas que escaparam do Barão Haussmann, ou ainda admirar a vista do Hotel de Ville e da Ile de Saint-Louis
Pode-se andar pela Ile de la Cité em meia-hora, mas é preciso quase um dia inteiro para conhecer todos os seus monumentos.
Bom passeio!!
0 commentaires:
Postar um comentário