PARIS ROMÂNTICA


MUSEU DA VIDA ROMÂNTICA
File: Museu da Vida romantique.jpg  

O Museu da Vida Romântica não é conhecido do grande público! Mas se você está em Paris para celebrar sua lua de mel, aniversário de casamento ou simplesmente quiser descobrir a atmosfera , não deixe de visitá-lo.
O pavilhão principal, construído em 1830, foi a base Paris do holandês-nascido pintor Ary Scheffer (1795-1858) um dos artistas proeminentes da época, próximo ao rei Louis-Philippe e sua família
Durante décadas Scheffer e sua filha hospedado sexta-feira à noite, salões, entre os mais famosos em La Nouvelle Athènes. George Sand (1804-1876) costumava vir como um vizinho com Frederic Chopin , reunidos Eugène Delacroix , Jean Auguste Dominique Ingres , Alphonse de Lamartine , e a cantora Pauline Viardot . No final do século, Charles Dickens , Ivan Turgueniev , e Charles Gounod participaram regularmente.
A propriedade permaneceu em mãos de particulares por descendência até que se tornou um museu em 1982, sob o nome de "Musée Renan-Scheffer" . Agora é uma da cidade de Paris três 'museus literários, juntamente com a Maison de Balzac e a Maison de Victor Hugo . . Após uma extensa renovação conduzida por Jacques Garcia , sob a direção de Brem de Anne-Marie, reabriu em 1987 como "Musée de la Vie Romantique". Daniel Marchesseau , conservateur général du Patrimoine, foi nomeado diretor em novembro de 1998. Ele desenvolveu um ambicioso programa de exposições e de aquisições.  
O museu exibe no primeiro andar numerosos objetos de George Sand ,incluindo retratos de família, objetos domésticos, suas jóias e objetos.

  No segundo andar, pode-se admirar uma série de pinturas românticas, esculturas e objetos de arte.
 Pinturas de Ary Scheffer incluem retratos de Pauline Viardot, a rainha Marie-Amélie, de Princesse Joinville, Marie d'Orléans, bem como Faust e Marguerite , Effie Deans.
Obras de seus contemporâneos incluem François Bouchot ( Maria Malibran ), Louis Hersent , Charles Durupt, François Debon , Bra Théophile , David d'Angers , François-Désiré Froment-Meurice , Redouté ...
Ele também detém vários retratos e material ligado ao famoso estudioso e escritor Ernest Renan , que havia se casado com a sobrinha de Ary Scheffer.
Depois da visita,aproveite do jardim e do salão de chá, aberto de abril a outubro
O museu está aberto diariamente, exceto segunda-feira.

Coleções permanentes são gratuitas.  
 Uma taxa de admissão é cobrado para exposições temporárias.  
As estações mais próximas de metrô são Pigalle , Blanche , Saint-Georges e Liège .

Musée de la Vie romantique
Hôtel Scheffer-Renan
16 rue Chaptal - 75009 Paris
Tél. : 01 55 31 95 67
Fax. : 01 48 74 28 42
Aberto todos os dias, das 10 h às 18h , exceto segundas e feriados.
 

O MURO DOS JE T'AIME




Nos anos 1900, Frédéric Baron, um romântico incurável, pedia aos turistas de Montmartre para escrever "Eu te amo" em sua língua natal. Ele juntou mais de mil billets-doux (cartas de amor), que foram transcritas pela calígrafa Claire Kito e transformadas em um mural de azulejos e corações partidos pelo artista Daniel Boulogne. Esse muro, Lê Mur des Je t'Aime, fica no jardim Jean Rictus, na place dês Abbesses. Ali jovens enamorados selam seus romances de férias e compartilham os mais íntimos pensamentos em línguas como esperanto, basco e navajo. O jardim é cultuado por namorados e galanteadores incorrigíveis, e o muro tem até um website (www.lesjetaime.com), onde os apaixonados podem aperfeiçoar a pronúncia para derreter corações ao vivo.


PARIS ETERNA





    
"Nós sempre teremos Paris".-CASABLANCA
No final do filme, Ilsa diz para Rick:" E nós?"
Rick responde" Nós sempre teremos Paris"
Esta frase clássica emociona e nos remete ao intemporal filme Casablanca.
Expressa a paixão eterna dos dois personagens separados pela guerra e pela vida.

 CARTIER
Mais um vídeo romântico da Cartier, desta vez na Rua du Faubourg Saint Honoré!



Pequeno video romãntico da Cartier, filmado na Place de I'Opéra!