JARDIM DES TUILERIES

JARDIM DES  TUILERIES

O MAIS ANTIGO JARDIM PÚBLICO  DE PARIS!!
 

O Jardim dos azulejos (TUILERIES) deve o seu nome ao fato   de o local onde se encontra situado ter sido durante muito tempo, ocupado por fábricas de telhas e azulejos.
Este jardim público é um dos mais importantes e antigos da capital francesa, e encontra-se classificado como um monumento histórico do país.

O Jardim nasceu em 1564, quando foi iniciada a construção do palácio das telharias, onde se pretendia recriar um jardim à italiana. Este é constituído por 6 alas de comprimento e 8 alas de largura. 
Cada uma das alas delimita um compartimento contendo um diferente tipo de plantação. O jardim possui ainda diversas áreas complementares, desde fontes, grutas entre outros.

Historia, evolução, provas de espada jogo olímpico 1900, estátuas, etc

 Este jardim é´uma ótima pedida para as crianças!

NO Jardim com crianças!
Eu sempre levava minha filha ali.
Tem bastante espaço para correr, pula- pula ao ar livre ( 2 euros) , carrossel (2 euros também) e no verão se transforma em verdadeiro parque de diversões, com roda gigante, trem fantasma, etc.


Minha filha Mila no Jardin des Tuileries

Nós duas no Carrossel

Minha filha e eu no Jardin!
Há ainda , uma pequena livraria, logo à esquerda, na entrada do Jardim, existe este   para quem se interessa por flores e jardinagem. A parte infantil tem livros de leitura e também para colorir, assim como pequenos brinquedos e pelúcias, todos ligados a jardins: sapos, borboletas, brinquedos de madeira…um charme, vale uma visita rápida!
Ela dá dicas e explicações ótimas!!
 

Place de la Bastille, Praça da Bastilha

Place de la Bastille, Praça da Bastilha

 .

A Praça da Bastilha está localizada no mesmo local onde se encontrava a prisão da Bastilha até o momento de sua destruição, durante a Revolução Francesa de 1789. A prisão da Bastilha tinha sido construída entre 1370 e 1383 e era ali que eram encarcerados os prisioneiros políticos e religiosos. Essa prisão se transformou no símbolo da opressão, sendo destruída pelos insurgentes durante a Revolução Francesa.

Atualmente, tanto a praça como a área que a rodeia são conhecidas pelo nome de Bastilha. Merece destaque o seu monumento central, a Colonne de Juillet (Coluna de Julho), que foi erigida em homenagem à revolução de julho de 1830. Lá também se encontra o edifício da Ópera da Bastilha e uma parte do Canal de Saint Martin. Além disso, a praça da Bastilha costuma ser utilizada como cenário para concertos e vários eventos, contando com uma grande oferta de bares e salas de espetáculos.